Colaboradores da Águas de Ariquemes receberam treinamento do setor de Vigilância e Saúde da Secretaria Municipal de Saúde do município. A meta é formar os profissionais, principalmente os leituristas que transitam por toda a cidade, para se tornarem um apoio na detecção de possíveis focos do Aedes Aegypti. Com a chegada da estiagem, a parceria visa reduzir os surtos epidemiológicos causados pelo mosquito.
Durante o treinamento, realizado na última sexta-feira (26.05), os colaboradores da Águas de Ariquemes receberam orientações sobre os estágios de desenvolvimento do mosquito, pontos de reprodução e proliferação. Quando forem detectados focos pela concessionária, a Vigilância Sanitária do município será acionada para coletar e analisar as larvas coletadas.
Segundo a Agência Estadual de Vigilância em Saúde (AGEVISA), é preciso reforçar o apoio no combate ao mosquito, porque foram detectados 469 casos nos últimos dois anos, de acordo com o Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRA).
Para a coordenadora de Vigilância e Saúde do município, enfermeira Sônia Carvalho, esta parceria é fundamental para a manutenção da saúde pública. “Trabalhar em parceria com a concessionária será um avanço importante para as ações de prevenção e controle do mosquito em Ariquemes”, conta.
De acordo com o gestor da Águas de Ariquemes, Bruno Narciso, é gratificante auxiliar o município no combate ao mosquito, visto que faz parte do trabalho da empresa investir constantemente no bem-estar e na saúde da população. “Estamos orgulhosos e motivados a fazer parte desta ação em parceria com a Secretaria de Saúde. Somando esforços, a cidade terá resultados importantes e será possível reduzir ainda mais os índices de avanço das doenças causadas pelo mosquito”, reforça.


