Mato Grosso conseguiu finalizar o plantio da soja na última semana. Segundo o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), em boletim divulgado, há pouco, foram semeados 9,3 milhões de hectares. O levantamento aponta ainda que o plantio desta safra foi encerrado antes, em relação à safra anterior. Segundo o instituto, em 18 de dezembro do ano passado, a semeadura havia sido finalizada em 98,8% da área total.
Apesar de fechar com pouco avanço frente à última safra (apenas 1,13 pontos percentuais), o plantio na safra atual poderia ter sido encerrado no Estado ainda antes. Isso porque, com o auxílio das chuvas, várias regiões conseguiram terminar a semeadura há algumas semanas. A região Nordeste, no entanto, não teve boas precipitações e acabou atrasando o plantio. As regiões Oeste e Médio-Norte, por exemplo, finalizaram os trabalhos na metade novembro.
O Sudeste, que tem estimativa de área de 1,9 milhão de hectares, conseguiu fechar a semeadura no início deste mês. No Nortão, os trabalhos também foram encerrados na mesma época. A região tem estimativa de área de 277 mil hectares. No final de novembro, o Centro-Sul finalizou o plantio da oleaginosa. Este ano, a região semeou 697 mil hectares. A região Noroeste (602 mil hectares) encerrou na metade de novembro.