Pela oitava semana consecutiva, o mercado financeiro melhorou as projeções para o custo de vida no Brasil. A expectativa dos especialistas, agora, é de que a inflação termine o ano em 4,36%. Há um mês, essa projeção era maior, estava em 4,70%.
As informações fazem parte do Boletim Focus, uma publicação semanal que reúne as projeções de cerca de 100 analistas. O Banco Central é o responsável por coletar os dados e divulga-los.
Para 2018, as previsões dos analistas são as mesmas há 31 semanas. Eles acreditam que o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) vai ficar em 4,5%, exatamente a meta perseguida pelo Banco Central.
O mercado financeiro também está mais otimista com o cenário para os juros no País. A expectativa dos economistas é de que a Selic caia mais do que o esperado inicialmente. Até a semana passada, a projeção era de que a taxa ficaria em 9,50% ao ano no fim de 2017; agora, esse número caiu para 9,25%.
PIB 2018
Nessa última edição do Focus, o mercado financeiro passou ver um cenário melhor para o Produto Interno Bruto (PIB) do próximo ano. A expectativa é de que a economia cresça 2,37%. Uma semana antes, esse número era menor, estava em 2,30%.
Fonte: Portal Brasil, com informações do Banco Central