terça-feira, março 5, 2024
Banner Theo Coelho
27 C
Porto Velho
terça-feira 5, março, 2024
- Publicidade -
ASSEMBLEIA

Postos de gasolina deverão informar a relação entre preços dos combustíveis

Mais lidos

Os postos de gasolina de Mato Grosso poderão ser obrigados a exibir no painel de preços a relação, em percentual, entre os preços dos combustíveis etanol hidratado e gasolina. A medida está prevista no Projeto de Lei nº 412/2016, apresentado pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Guilherme Maluf (PSDB).

Segundo o parlamentar, a proposição está em conformidade com o Código de Defesa do Consumidor.

“Para que possa fazer a melhor escolha, o consumidor deve ser suficientemente informado sobre todos os aspectos relacionados aos produtos e serviços que ele está comprando. No caso dos combustíveis, ele precisa saber a relação entre os preços de ambos para decidir com qual dos dois irá abastecer o seu veículo”, frisou.

O economista e professor de Economia da Universidade de Cuiabá (Unic), Emanuel Daubian, explica que é vantajoso abastecer com etanol quando o valor cobrado por litro for inferior a 70% do valor da gasolina. Caso o percentual fique acima disso, compensa optar pela gasolina.

Para calcular a diferença entre os valores, basta dividir o preço do etanol pelo preço da gasolina e multiplicar por 100. Aplicando a regra a uma situação hipotética na qual o etanol custa R$ 2,50 e a gasolina R$ 3,70, o percentual resultante é 67,5%. Nesse caso, seria mais vantajoso abastecer com o etanol.

“Muitas pessoas têm dúvida quando precisam escolher entre um combustível ou outro. Se esse projeto for aprovado, vai ser muito bom para os consumidores, pois eles verão a diferença entre os preços assim que entrar no posto de gasolina e poderão optar pelo melhor custo-benefício. No final do mês, isso representa uma economia significativa”, avaliou Daubian.

- Publicidade -
ASSEMBLEIA
- Publicidade -
arigurte
Loja da tucano

Você pode gostar também!

Feito com muito 💜 por go7.com.br
Pular para o conteúdo