Postos de gasolina deverão informar a relação entre preços dos combustíveis

24x31 banner gov

Os postos de gasolina de Mato Grosso poderão ser obrigados a exibir no painel de preços a relação, em percentual, entre os preços dos combustíveis etanol hidratado e gasolina. A medida está prevista no Projeto de Lei nº 412/2016, apresentado pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Guilherme Maluf (PSDB).

Segundo o parlamentar, a proposição está em conformidade com o Código de Defesa do Consumidor.

“Para que possa fazer a melhor escolha, o consumidor deve ser suficientemente informado sobre todos os aspectos relacionados aos produtos e serviços que ele está comprando. No caso dos combustíveis, ele precisa saber a relação entre os preços de ambos para decidir com qual dos dois irá abastecer o seu veículo”, frisou.

O economista e professor de Economia da Universidade de Cuiabá (Unic), Emanuel Daubian, explica que é vantajoso abastecer com etanol quando o valor cobrado por litro for inferior a 70% do valor da gasolina. Caso o percentual fique acima disso, compensa optar pela gasolina.

Para calcular a diferença entre os valores, basta dividir o preço do etanol pelo preço da gasolina e multiplicar por 100. Aplicando a regra a uma situação hipotética na qual o etanol custa R$ 2,50 e a gasolina R$ 3,70, o percentual resultante é 67,5%. Nesse caso, seria mais vantajoso abastecer com o etanol.

“Muitas pessoas têm dúvida quando precisam escolher entre um combustível ou outro. Se esse projeto for aprovado, vai ser muito bom para os consumidores, pois eles verão a diferença entre os preços assim que entrar no posto de gasolina e poderão optar pelo melhor custo-benefício. No final do mês, isso representa uma economia significativa”, avaliou Daubian.

24x31 banner gov

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
airton

airton

Este site acompanha casos policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda-se ao leitor critério ao analisar as reportagens. Nós usamos cookies em nosso site para oferecer a melhor experiência possível.

Para mais informações sobre e-mail
[email protected] whatsapp(69)984065272

Comentários

Com muito ❤ por go7.site