Aconteceu nesta terça-feira (2/5), no auditório do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (TRT14) em Porto Velho, série de palestras alusivas à
Semana de Prevenção de Acidentes e Doenças Ocupacionais como programação de encerramento da Campanha Abril Verde, com a participação de servidores do regional, advogados, acadêmicos e servidores de outras repartições públicas.
A Campanha Abril Verde é realizada em âmbito nacional com objetivo de alertar para a importância de prevenção de acidentes laborais e está em consonância com o Programa Trabalho Seguro do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), que promove e executa campanhas nacionais focadas na prevenção de acidentes de trabalho e no fortalecimento da política nacional de segurança e saúde do trabalho.
Na abertura do evento o presidente TRT14, desembargador Shikou Sadahiro, lembrou que no dia 28 de abril comemora-se o “Dia Internacional em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho”, e que durante os dias 28 de abril a 5 de maio, o regional trabalhista realiza a
Semana de Prevenção de Acidentes e Doenças Ocupacionais, com desenvolvimento de atividades para conscientizar que ações individuais podem contribuir com a eliminação de acidentes provenientes de trabalho. “Com eventos desse tipo, com ações de cada um, nós conseguiremos baixar ou quem sabe um dia eliminar essa triste estatística de acidentes do trabalho”, afirmou.
Continua após a publicidade..
O gestor regional do Trabalho Seguro, juiz Edilson Carlos de Souza Cortez, discorreu sobre a história e estatística sobre acidente do trabalho e o Programa Trabalho Seguro, destacou que o Brasil ostenta uma situação dramática, atrás apenas da China, Índia e Singapura. “Houve uma melhora ao observar os dados de 1975, quando o Brasil teve quase 2 milhões de Acidentes de Trabalho e hoje nós temos mais de 700 mil, mesmo assim ostenta o 4º lugar”, relatou.
Ao fazer uma análise de casos concretos de acidentes de trabalho, o auditor fiscal do Ministério do Trabalho, Bianor Salles Cochi, alertou para situações em que são sufocadas nos erros dos trabalhadores, e a necessidade de ampliar o campo de análises para identificação dos fatores, com foco amplo, não somente embasado no erro do trabalhador. “Assim é possível ampliar a determinação de medidas de controle e identificar melhor os fatores que influenciam para que o acidente ocorra, que às vezes não é só aquela situação do trabalhador em si, mas saber porque ele errou, porque aconteceu a falha, ou outras situações que geraram o acidente”, explicou o auditor fiscal.
O procurador-federal da Advocacia Geral da União (AGU), João Filipe Casagrande Morelato, explanou que a AGU tem uma atuação prioritária e proativa na concretização da política pública de prevenção de acidente de trabalho, e que adotam ações regressivas relacionadas ao trabalho. “O principal remédio processual que nós temos para poder fazer a concretização dessa política pública é a Ação Regressiva Previdenciária Acidentária”, finalizou.
Em sua explanação sobre o combate as doenças mentais no trabalho, estratégias de manejo e prevenção, a psicóloga Gesica Borges Bergamini ressaltou que o ideal é que se faça uma reflexão sobre o autocontrole, o autoconhecimento e as estratégias que podem ser utilizadas para enfrentar o cotidiano do trabalho. “Uma análise das dificuldades que eu enfrento no dia a dia, e como posso enfrentar e ser mais resiliente para não chegar a um estado de adoecimento”, argumentou ainda, que esse controle pode ser efetivado também com suporte de um psicólogo.
Continua após a publicidade..
A
Semana de Prevenção de Acidentes e Doenças Ocupacionais é realizada em parceria com o Ministério Público do Trabalho da 14ª Região (MPT14), Ministério do Trabalho e Advocacia Geral da União em Rondônia e consiste de exposição de fotografias e Equipamentos de Proteção Individual (EPI) no hall de entrada do TRT14, Pit-stop, panfletagem, Série de palestras, entrevista na Web Rádio 14 e Programas de Responsabilidade Socioambientais do TRT14 (JT Vai à Empresa e JT Vai à Escola).
Durante o “Abril Verde” o edifício sede do TRT14 encontra-se iluminado de verde
Ascom/TRT14