ÁUDIO: POLÍCIA FEDERAL DEFLAGRA OPERAÇÃO E PRENDE QUADRILHA QUE FRAUDAVA INSS EM ARIQUEMES

24x31 banner gov

Desde as primeiras horas da manhã desta terça-feira (14), a Polícia Federal deflagrou a Operação “Consilium Fraudis”,  com a  finalidade de prender uma quadrilha responsável por um prejuízo de aproximadamente de R$ 1.200.000,00 aos cofres públicos. Pelo menos 34 mandados judiciais, sendo três de prisão temporária, nove de busca e apreensão e 22 de condução coercitiva. Os mandados estão sendo cumpridos nas cidades de Ariquemes/RO, Alto Paraíso/RO e Porto Velho/RO. Foi determinado pela Justiça Federal também, o afastamento de dois servidores do INSS, a suspensão de 30 benefícios previdenciários e a proibição de quatro investigados frequentarem qualquer agência da Previdência Social no país.

De acordo com as informações apuradas, servidores do INSS do município de Ariquemes recebiam propina em troca da concessão de benefícios previdenciários fraudulentos, especialmente casos de pensão por morte rural. O grupo criminoso captava pessoas das regiões de Ariquemes/RO, Alto Paraíso/RO e Porto Velho/RO e criava processos administrativos com documentos falsos para justificar a liberação dos benefícios. Houve casos em os processos sequer eram criados e as informações eram inseridas diretamente nos sistemas da Previdência Social pelos servidores investigados.
As propinas eram pagas por meio de empréstimos consignados, obtidos pelos titulares dos benefícios fraudados. Ainda de acordo com as informações, o prejuízo evitado com a operação da PF está estimado em de cerca de R$ 7.000.000,00, considerando-se a expectativa de vida dos beneficiários. Os investigados responderão, na medida de suas responsabilidades, pelos crimes de associação criminosa, uso de documento falso, inserção de dados falsos em sistemas de informação, corrupção passiva e corrupção ativa.
 
Por Richard Nunes
DRT – 1613/RO
Com informações assessoria da PF
24x31 banner gov

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
airton

airton

Este site acompanha casos policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda-se ao leitor critério ao analisar as reportagens. Nós usamos cookies em nosso site para oferecer a melhor experiência possível.

Para mais informações sobre e-mail
[email protected] whatsapp(69)984065272

Comentários

Com muito ❤ por go7.site