Chefes de Estado dos últimos países-sede compareceram a jogo de abertura, mas americano não estava presente. Assessores citam agenda cheia, mas republicano achou tempo para ir à final da NBA e para promover luta de UFC
No início da semana, Donald Trump foi o primeiro presidente americano em exercício a comparecer a uma final da NBA, a liga de basquete americano. Na noite deste domingo (14), Trump comemorou seus 80 anos promovendo uma luta de UFC no gramado da Casa Branca.
Mas apesar de comprovadamente fã de esportes, Trump não encontrou espaço em sua agenda para estar presente na estreia dos Estados Unidos na Copa do Mundo, embora o país seja um dos anfitriões do torneio. Os americanos golearam o Paraguai na sexta-feira (12), mas o presidente não estava lá, mandou o secretário de Estado, Marco Rubio, representá-lo.
O fato de Trump estar esnobando a Copa do Mundo sediada por Estados Unidos, Canadá e México despertou críticas entre torcedores.
É altamente incomum que um chefe de Estado ou governo do país sede não esteja presente na abertura do campeonato.
O emir do Qatar, Tamim bin Hamad Al Thani, compareceu em 2022; o presidente russo Vladimir Putin participou em 2018 e a presidente Dilma Rousseff estava na abertura da Copa no Brasil em 2014.
Em entrevista à rádio britânica TalkSport, Andrew Giuliani, presidente da força-tarefa da Copa do Mundo, não descartou a possibilidade de Trump assistir a alguma partida ao longo do torneio. “A agenda dele está apertada. Mas sei que ele vai estar engajado ao longo desta Copa do Mundo”, afirmou.
“Mas conhecendo o presidente Trump há 30 anos, posso dizer uma coisa: espere o inesperado. Sempre espere um suspense com ele. Ao longo deste torneio, não me surpreenderia se ele se envolvesse cada vez mais com a Copa do Mundo.”
A ausência de Trump na estreia americana despertou críticas de torcedores. “Então ele pode ir a uma luta de UFC qualquer, mas não pode comparecer ao jogo de abertura do próprio país. Que patriota”, escreveu um torcedor em uma publicação no X, segundo o site esportivo TheComeback.

