sexta-feira, abril 19, 2024
25 C
Porto Velho
sexta-feira 19, abril, 2024
- Publicidade -
CAMPANHA TRANSPARÊNCIA- PNA 13.04.2024 BANNER 970X250

INÉDITO: PODEMOS DISPUTA A ASSEMBLEIA COM APENAS 19 NOMES, MAS MESMO ASSIM TIROU CARLOS MAGNO DA CORRIDA ELEITORAL

Mais lidos

O assunto anda fervilhando nas redes sociais, como um exemplo de o quanto a política e os políticos podem ser durões e, até, com requintes de crueldade, quando seus interesses correm algum risco. Não é um caso isolado. Nunca o será.

A política é a arte de engolir sapos e é, também, a arte da traição. Engole-se sapos todos os dias e as traições, lamentavelmente, eivadas de interesses pessoais, ignoram amigos, familiares, parceiros de longos anos. É exceção? Infelizmente não é. O caso mais recente envolve uma das figuras da vida pública rondoniense com uma longa história de serviços prestados à população; um político sem inimigos; um sujeito que, numa disputa por cadeira à Assembleia Legislativa, tinha chances reais e chegar lá. Não vai chegar, porque na 25ª hora, quando já não há mais tempo de tentar outros caminhos (como por exemplo, trocar de partido), ele está fora da corrida eleitoral. Carlos Magno, ex-prefeito de Ouro Preto do Oeste, onde começou sua carreira, foi deputado federal destacado, foi chefe da Casa Civil do governo Cassol e é um personagem dos mais respeitados na história da política desta terra de Rondon. Conhecido por sua gentileza e educação, pelo respeito com que trata aliados e adversários políticos, pela facilidade do diálogo com todos com quem convive, Carlos Magno foi convidado e aceitou disputar uma vaga ao parlamento estadual pelo Podemos, partido presidido no Estado pelo deputado federal Léo Moraes, que é um dos fortes postulantes ao Governo, nas eleições deste ano. Não havia, dentro e fora do Podemos, quem ousasse imaginar que Carlos Magno não seria muito bem votado e, mais: que se tornasse um puxador de votos, inclusive trazendo para dentro da Assembleia outros nomes dos mais quentes. A partir daí, contudo, começou uma batalha interna no partido, que acabou excluindo Magno da disputa e o fez gravar um vídeo onde chega a chorar, lamentando a tremenda rasteira que levou. Claro que o assunto tem sido tratado apenas da porta da dentro do partido, mas o que se sabe é que pelo três atuais deputados, que vão concorrer à ALE pelo Podemos, teriam exigido de Moraes a exclusão do nome de Carlos Magno. Caso contrário, o trio (Dr. Neidson, Alan Queiroz e Cássia dos Muletas), deixariam a nominata, certamente porque Magno os poderia prejudicar na disputa pelos votos.

A partir daí, não há poucas informações. Questionado por este Blog, Léo Moraes, até a noite desta segunda-feira, não havia comentado o assunto, já que o espaço lhe foi colocado à disposição. O Podemos elencou apenas 19 nomes para a nominata à Assembleia, ou seja, ainda há seis vagas, mas, mesmo assim, o nome poderoso de Carlos Magno ficou de fora. Pelo link  https://fb.watch/eLNNeD_6WP/ pode-se ter acesso ao comovente desabafo de Carlos Magno, um homem público exemplar e um sobrevivente, porque, mesmo depois de transplantado, decidiu continuar se dedicando à coletividade. O assunto anda fervilhando nas redes sociais, como um exemplo de o quanto a política e os políticos podem ser durões e, até, com requintes de crueldade, quando seus interesses correm algum risco. Não é um caso isolado. Nunca o será.

O FRISSON QUE ATINGIU A CAMPANHA COM A CHEGADA DE CASSOL E O PERIGO DO JÁ GANHOU!

O ingresso do nome de Ivo Cassol na corrida governamental, obviamente causou um frisson entre seus adversários, embora, claro, publicamente, ninguém trate o assunto dessa forma. No lado do governo, o grupo de Marcos Rocha, embora preocupado, garante que não vai mudar os rumos da campanha. “Vamos continuar trabalhando pelo Estado e mostrando aos rondonienses tudo o que fizemos. Nada muda!”, disse um importante representante palaciano. Pelos lados de Marcos Rogério e do PL, a tática continua sendo a de se postar como oposição ao Palácio Rio Madeira/CPA, mas sublinhando o apoio do presidente Bolsonaro, arma, aliás, que os apoiadores de Marcos Rocha também continuarão utilizando. Daniel Pereira e Léo Moraes vão concentrar seus projetos na possibilidade real de que os votos mais à direita e ao centro se dividam entre Rocha, Rogério e Cassol e que os de centro esquerda e de esquerda possam levar um deles ao segundo turno. Já o sexto candidato oficializado ao Governo, Pimenta de Rondônia, do PSOL e o Comendador Valcleir  do Agir, só teriam alguma chance se houvesse um milagre e, sabe-se, milagres e eleição têm zero em comum. O maior risco de Cassol, neste momento, além da possibilidade de que a liminar que o mantém na disputa seja revogada (o que representa uma pequena chance apenas), é o perigoso já ganhou, de parte de muitos dos seus seguidores. Raramente na história de uma disputa tão acirrada, alguém já ganhou um pleito antes de se abrirem as urnas. É bom que ninguém esqueça desta importante lição da História!

PESQUISAS COMEÇAM A MUDAR. A ÚLTIMA COLOCA LULA E BOLSONARO MUITO PERTO UM DO OUTRO

Ué, mas não seria já no primeiro turno? Principalmente no último ano, todas as pesquisas realizadas no país mostravam que Lula já podia mandar fazer o terno da posse. Ganharia, pelos números apresentados, no primeiro turno, dando uma surra nas urnas em Jair Bolsonaro. Mas, quando as eleições se aproximam, alguns institutos (entre os que juravam que a eleição já estava morta e decidida pró Lula) começam a apresentar um cenário diferente, com explicações que, para quem é do meio, não são nenhuma surpresa. Por exemplo: o Instituto BTG Pactual, um dos que mostrava Lula já discursando no Palácio do Planalto, em 5 de janeiro de 2023, trouxe agora uma pesquisa completamente diferente. E outros farão o mesmo, é só esperar, na medida que se aproxima o dia da votação. Nesta pesquisa, feita entre 5 e 7 deste agosto (sábado e domingo), ouvindo 2 mil eleitores em todo o país (registro no TSE: BR 08028/2022), o resultado tira Lula da vitória no primeiro turno e uma grande ascensão do presidente Bolsonaro. Ou seja, Lula caiu, Bolsonaro subiu. Milagrosamente? Há quem diga que a verdade é que, só agora, as pesquisas começam a se ajustar a uma situação mais próxima da verdade. Nela, divulgada nesta segunda-feira, Lula tem 38 pontos percentuais e Bolsonaro saltou para 31 pontos. Ou seja, dependendo da margem de erro de dois por cento para cima ou para baixo, os dois podem estar empatados. Alguém aí está surpreso?

GOVERNADOR É A PRIMEIRA VÍTIMA DAS FAKE NEWS, MESMO ANTES DO INÍCIO OFICIAL DA CAMPANHA

Aliados e o próprio governador Marcos Rocha andam protestando, com toda a razão, com algumas Fake News que atingem o candidato do União Brasil. E isso que a campanha sequer iniciou. Imagine-se quando a situação esquentar. Recentemente, apareceu uma montagem mostrando o governador confraternizando com o ex-presidente Lula. Claro que só acreditou quem não conhece a história de Rocha, mas mesmo assim, causou-lhe danos, a tal ponto que a Justiça determinou a retirada da esdrúxula montagem das redes sociais. Na última sexta, nova Fake se espalhou por algumas redes sociais. Um áudio, segundo o deputado Jair Montes de uma pessoa que parecia embriagada, chegou para muita gente, afirmando que o Governador teria sido vaiado na convenção conjunta dos partidos Avante e Patriotas. A gravação afirmava ainda que o público gritava o nome de outro candidato. Nem uma nem outra coisa aconteceram. Ou seja, foi uma invenção. “Pura mentira”!, afirmou Jair Montes, destacando que o Governador foi muito bem recebido pelo enorme público presente na Unopar. A equipe de advogados que vai trabalhar na campanha pela reeleição de Rocha já está atuando para combater as Fake News, que, por enquanto, começam o ataque contra o atual Governador. Certamente este tipo de crime também será direcionado contra outros candidatos e é bom que todos estejam preparados. A Justiça Eleitoral prometeu combater com rigor essa tentativa de ataques rasteiros.

GASOLINA JÁ CAIU 30 POR CENTO EM RONDÔNIA. ECONOMIA É DE ATÉ 100 REAIS PARA UM TANQUE DE 45 LITROS

Depois de conseguir abastecer com a gasolina com preço de 5,19 (o mais baixo das últimas semanas, em alguns postos de Porto Velho, geralmente onde só vale para pagamento em dinheiro), a expectativa, nesta semana que está chegando, é de que possa haver mais uma pequena queda nos preços, ao consumidor final. Em torno do valor do litro do diesel, que também deu uma pequena diminuída, há a mesma expectativa de que os preços absurdos que se desenhavam comecem a cair, pouco a pouco. Ou seja, em Rondônia, caso a gasolina caia para menos de 5,19 – preço menor até agora – isso representaria, num cálculo aproximado sobre a média de 7,45 do que era cobrado em 20 de junho, um descréscimo de 2,26 reais, ou seja, nada menos do que 30 por cento. Num tanque de 45 litros, por exemplo, a economia sobre os valores de antes da retirada dos tributos federais e estaduais, está na faixa de 100 reais. Ou seja, ao invés de pagar os atuais 233, 55 centavos, o motorista usado como exemplo estaria gastando 335,25 centavos. A queda nos preços, aliás, tem influenciado à inflação, que cresceu bem menos nestas últimas semanas. Resolve todos os problemas do país? Claro que não. Mas ajuda muito, num momento em que praticamente todos os países enfrentam enormes dificuldades em manter preços pelo menos abusivos em relação aos preços dois combustíveis. Há que se destacar neste contexto todo, o papel dos proprietários de postos em Rondônia, que tão logo recebiam os combustíveis com a diminuição de preços as distribuidoras, imediatamente repassavam o reajuste para baixo ao consumidor final. Há ainda muitos desafios pela frente, mas ao menos há alguma luz no final do túnel, para essa questão da gasolina, do óleo diesel e outros derivados.

DANIEL A ANSELMO ENCONTRAM-SE COM LULA E GERALDO ALKMIN EM SÃO PAULO E VOLTAM COM GARANTIA DE TODO O APOIO PARA A ALIANÇA DA ESQUERDA

Foi um encontro de antigos aliados. Nesta segunda-feira, o candidato da Frente Popular de partidos de esquerda, Daniel Pereira e o candidato a vice na chapa, o três vezes deputado federal Anselmo de Jesus, estiveram em São Paulo, sendo recebidos pelo presidenciável Lula da Silva, a maior liderança do socialismo não só no Brasil, mas uma das maiores da América Latina. O encontro também teve a participação do candidato a vice de Lula, o ex-governador paulista Geraldo Alkmin. No encontro, Daniel apresentou a Lula o contexto da formação da chamada “aliança progressista” em Rondônia e recebeu do candidato e ex-presidente da República o aval para que o projeto ande, prometendo apoio total à batalha da esquerda rondoniense para chegar ao poder no Estado. Daniel não poupou elogios ao seu companheiro de ideário político, dizendo que Lula é “o maior líder operário do ocidente que já conheceu” e sublinhou, ainda que “eu e Anselmo estivemos com Lula também para hipotecar nosso apoio à esse grande projeto, que é ter Lula e Alckmin à frente de nosso país pelos próximo quatro anos”. O professor Pantera, importante membro do PC do B, partido que também faz parte do pacote de siglas que compõe a Frente Popular e amigo de Lula há muitos anos, também participou do evento. Daniel, com o apoio dos partidos que fazem parte do pacote da aliança esquerdista, começa também a montar seu plano de governo, que deve ser anunciado durante a campanha que começa oficialmente em 16 de agosto.

AVANTE E PATRIOTAS LANÇAM 17 NOMES PARA A CÂMARA FEDERAL E NOMINATA COM 50 CANDIDATOS PARA A ASSEMBLEIA

O Avante e o Patriotas, dois dos partidos aliados ao projeto de reeleição de Marcos Rocha, confirmaram, nesta segunda-feira, 17 nomes dos seus respectivos candidatos à Câmara Federal e outros 50, na semana dos dois, para concorrerem às 25 cadeiras da Assembleia Legislativa. No Avante, na corrida pelo Congresso, o nome mais conhecido é o do advogado Breno Mendes, que disputou a Prefeitura de Porto Velho na última eleição, com boa performance. Fazem parte da nominata, ainda, Welisson Nunes da Silva, Daihane Lopes Gomes, Edson Lenzi, Vanuza Machado, Maria Rita, Adolfo Gonsalo e Sargento Passos. Já o Patriotas vem com nove postulantes à Câmara: Amadeu Alves Júnior, Ezequiel Ferreira da Silva, Samir Damião Albuquerque, Raimundo Soares Costa, Adair Ferreira de Souza, Ademilto Silva Souza, Mirlene Cruz Silva, Catiane Soares Xavier e Sara Beti Ferreira Pepê. Quais as chances destes partidos de terem algum representante no parlamento federal?  O Avante, além de Breno, buscou algumas forças em diferentes regiões do Estado, para tentar formalizar um grupo de candidatos que pudessem, na soma dos votos, conseguir ao menos uma cadeira. E o Patriotas? No geral, o partido tem nomes pouco conhecidos, teoricamente com pouco potencial de conseguir chegar ao Congresso. Como tantos outros partidos menores, as chances do Patriotas conseguir uma vaga na Câmara Federal são muito pequenas, quase nenhuma. Já o Avante tem em Breno pelo menos um nome viável para chegar lá. Em 2 de outubro saberemos se os dois partidos conseguiram alguma coisa maior do que eleger deputados estaduais. Aguardemos, pois!

CENSO JÁ ESTÁ NAS RUAS, MAS PODE SER RESPONDIDO PELA INTERNET. MAIS DE MEIO MILHÃO DE CASAS SERÃO VISITADAS EM RONDÔNIA

Receba bem o recenseador. Se preferir não dar uma longa entrevista para responder a todas as perguntas, peça um código para poder ingressar no site do IBGE e responder a todo o questionário pela internet, com toda a calma. Você terá até sete dias para isso. Depois o código perderá a validade. Desde o início deste mês, o censo 2022 do IBGE está sendo realizado em todo o país. Em Rondônia, serão visitados mais de meio milhão de domicílios, dos quais 175 apenas em Porto Velho. Segundo o coordenador Censo  em Rondônia, Jorge Elarrat, mais de 1.700 pessoas atuarão em todas as regiões do Estado, nos próximos 90 dias, coletando dezenas de informações importantes, que darão, ao final do trabalho, um retrato fiel e muito detalhado do rondoniense e da sua terra. Quantos somos? Como vivemos? Quais aas principais atividades em que trabalhamos? Qual a renda familiar? Somos quantos brancos, quantos negros, quantos pardos, quantos índios, quantos quilombolas? Neste censo, também haverá perguntas sobre o número de autistas nas famílias. A inclusão de uma pergunta para identificar autistas foi determinada por lei sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro em 2019. A pergunta será a seguinte: “Já foi diagnosticado com autismo por algum profissional de saúde?”. Com isso, espera-se estimar a população autista no Brasil. Os recenseadores podem ser identificados pelo colete e boné azul=-marinho, contendo um Código QR, que permite ao cidadão chemcar a identidade do agente. O Censo acontece até 31 de outubro. Os dados oficiais devem começar a ser divulgados provavelmente no início do ano que vem.

PERGUNTINHA

Você acha que a decisão da ministra Carmen Lúcia em questionar o Presidente da República sobre mudança do local do desfile do Sete de Setembro no Rio de Janeiro tem algo a ver com a Constituição Federal ou imagina que o STF também vai tratar de alvarás de comemorações oficiais, a partir de agora?

- Publicidade -
CAMPANHA TRANSPARÊNCIA- PNA 13.04.2024 BANNER 970X250
- Publicidade -
CAMPANHA TRANSPARÊNCIA- PNA 13.04.2024 BANNER 300X250

Você pode gostar também!

Feito com muito 💜 por go7.com.br
Pular para o conteúdo