Instituições de ensino e saúde devem notificar casos de violência contra mulheres, crianças e adolescentes em RO

Propaganda do ar

Uma lei sancionada pelo Governo de Rondônia, estabelece que instituições de ensino e saúde têm um prazo de 24 horas para notificar casos de violência contra mulheres, crianças e adolescentes, além de situações autoprovocadas, como tentativa de suicídio.

O comunicado é obrigatório e deve ser feito através de contato telefônico da forma mais rápida possível. Além da Polícia Civil, também deve ser acionado o Centro de Assistência Psicossocial (Caps) e o Ministério da Saúde, através de um formulário oferecido pela Secretaria de Vigilância em Saúde.

Diante dos indícios de violência contra a mulher, os estabelecimentos devem priorizar o chamado da Delegacia da Mulher de cada município. Em casos de violência contra a criança e adolescente, é necessário informar o Conselho Tutelar. A norma garante o sigilo das informações da vítima.

Conforme o texto da lei, podem ser compreendidas como casos de violência contra a mulher:

  • Qualquer ação ou omissão que cause a morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico, bem como dano moral ou patrimonial.

 

Violência contra a criança e adolescente:

  • Qualquer ação ou omissão que ameace ou viole os direitos reconhecidos no Estatuto da Criança e do Adolescente.

 

Violência autoprovocada:

  • Ação ou omissão por parte do indivíduo que vise causar dano ou lesão em si mesmo, incluindo as tentativas de suicídio e automutilação.

 

A lei nº 5.284, foi aprovada na quarta-feira (12) pela Assembleia Legislativa do Estado e sancionada pelo Governo de Rondônia.

Por g1 RO

Propaganda do ar

Como você avalia a gestão do Governo Marcos Rocha?

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Almi Coelho

Almi Coelho

Este site acompanha casos policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda-se ao leitor critério ao analisar as reportagens. Nós usamos cookies em nosso site para oferecer a melhor experiência possível.

Para mais informações sobre e-mail
[email protected] whatsapp(69)984065272

Comentários

Com muito ❤ por go7.site