Número de mortes na pandemia pode ser até três vezes maior do que o registrado, aponta relatório da OMS

24x31 banner gov
blank
Segundo a Organização Mundial da Saúde, entre seis e oito milhões de pessoas podem ter morrido até o momento. Números oficiais apontam para cerca de 3,4 milhões de óbitos até maio de 2021.
Logo da OMS em Genebra — Foto: Denis Balibouse/Reuters

        Logo da OMS em Genebra — Foto: Denis Balibouse/Reuters

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que o número real de mortes por Covid-19 foi muito maior do que o registrado oficialmente, até três vezes mais. Segundo a entidade, entre seis e oito milhões de pessoas podem ter morrido até o momento.

Os números da OMS apontam para cerca de 3,4 milhões de óbitos até maio de 2021. Entretanto, esse número pode estar “subestimado”.

“Este número na verdade seria de duas a três vezes maior. Então acho que, por precaução, pode-se estimar seguramente cerca de 6 a 8 milhões de mortes”, disse Samira Asma, diretora-geral-assistente da OMS.

Ao apresentar seu relatório anual Estatísticas Mundiais de Saúde, a OMS estimou que o total de mortes da pandemia foi de ao menos 3 milhões em 2020 — 1,2 milhão mais do que o relatado oficialmente.

William Msemburi, analista de dados da OMS, disse que da estimativa inclui tanto mortes não relatadas de Covid-19 quanto mortes indiretas devidas à falta de capacidade hospitalar e restrições à circulação, entre outros fatores.

“O desafio é que as (cifras de mortes) relatadas de Covid-19 subestimam o impacto total”, disse Msemburi.

A OMS não detalhou a cifra, à qual especialistas de saúde se referem como “mortalidade em excesso”.

FONTE: REUTERS
24x31 banner gov

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Elaine

Elaine

Este site acompanha casos policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda-se ao leitor critério ao analisar as reportagens. Nós usamos cookies em nosso site para oferecer a melhor experiência possível.

Para mais informações sobre e-mail
[email protected] whatsapp(69)984065272

Comentários

Com muito ❤ por go7.site