sexta-feira, março 29, 2024
26 C
Porto Velho
sexta-feira 29, março, 2024
- Publicidade -
ASSEMBLEIA

Pontos de venda de tíquetes para o 2º Festival Nacional do Tambaqui da Amazônia vão ser divulgados nesta semana

Mais lidos

O Governo de Rondônia vai divulgar nesta semana os locais para vendas de tíquetes do 2º Festival Nacional do Tambaqui da Amazônia, previsto para acontecer no próximo dia 19 de setembro. Durante o evento coordenado pela Secretaria Estadual de Agricultura serão assadas, simultaneamente nas capitais brasileiras e no Distrito Federal, 35 mil bandas do peixe; somente em Rondônia serão mais de 20 mil. Cada uma custará R$ 20 e serão distribuídas em caixinhas padronizadas de papelão. Os peixes do festival serão doados por produtores, com tratamento em agroindústrias e frigoríficos.

Pela importância produtiva e econômica alcançada desde a sua expansão, o segmento da piscicultura ganhou espaço cativo na Agrolab Amazônia, no ano passado. Em 2020, totalmente digital, esse evento promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) teve a participação de aproximadamente 38 mil pessoas.

“Um feito inédito e grandioso na promoção da piscicultura do nosso estado”, disse na segunda-feira (30), o secretário Evandro Padovani, da Seagri.

Conforme explicou a gerente de desenvolvimento de aquicultura e pesca na Seagri, Maria Mirtes de Lima Pinheiro, a realização do festival tem três objetivos, o primeiro é incentivar a oportunidade de negócios com tambaqui entre Rondônia e outros estados. O segundo, melhorar o consumo interno per capita (por cabeça) e o terceiro, promover ações beneficentes.

Essa tendência, segundo Mirtes Pinheiro, favorece à secretaria criar a cadeia produtiva do peixe, a exemplo de outras já constituídas. “Daí, a beleza e a grandeza do evento, porque o festival tem programação simultânea em Rondônia e em outros estados, mobilizando de mil a 1,2 mil pessoas”.

Após o período mais cruel da pandemia da covid-19, o Governo de Rondônia criou o próprio desafio, promover o pescado em 31 municípios, nos 26 estados e no DF. Isso acontecerá no próximo dia 19 de setembro.

Só em Porto Velho serão assadas quatro mil bandas do pescado no estacionamento do Palácio Rio Madeira, no Bairro Pedrinhas.

No drive-thru de 2020, o peixe foi distribuído em caixinhas

NOVIDADES

No ano passado, os organizadores assaram 4,23 mil bandas do peixe, no estado, o equivalente a seis toneladas.

Neste ano, o pescado vai chegar a todas as regiões brasileiras, por conta do termo de fomento realizado entre a Superintendência Estadual de Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura (Sedi) e a Associação dos Criadores de Peixes de Rondônia (Acripar) que possibilitou a logística para execução.

A renda obtida com as vendas será revertida em prol da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Hospital Santa Marcelina, Hospital do Amor, entre outros. Nos municípios, prefeituras e organizadores, decidirão a distribuição para igrejas e entidades locais.

O secretario da Seagri, Evandro Padovani, ainda enaltece os parceiros e colaboradores do evento: Sebrae, Associação dos Criadores de Peixes de Rondônia (Acripar), Lions Clube, Zaltana Pescados, Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater), Superintendência Estadual de Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura (Sedi), Agrofish, Nova Aurora e WS Pescados da Amazônia.

- Publicidade -
Banner Dengue governo
- Publicidade -

Você pode gostar também!

Feito com muito 💜 por go7.com.br
Pular para o conteúdo