Todas essas autoridades acompanharam o deputado federal Lúcio Mosquini em audiência na SAC no dia 8 de março. Nesta reunião Mosquini convidou o secretário para conhecer os aeroportos regionais de Rondônia, em especial o município de Ariquemes, onde será construído o aeroporto. Ficou acordado também que a SAC fará o repasse para o Governo de Rondônia para a construção do aeroporto de Ariquemes, cuja obra é estimada em 32 milhões de reais.
O projeto já está concluído e a licitação será em regime de RDC – Regime Diferenciado de Contratações. Faltam ser acertados pequenos detalhes para o fechamento do termo de convênio entre a SAC e o Governo de Rondônia, como estudos de geotecnia.
“Ariquemes e os municípios vizinhos têm se desenvolvido e um aeroporto com bom porte é fundamental para o setor produtivo e também para o deslocamento de lazer ou trabalho por parte da populaçāo. Como ex-Diretor Geral do DER conheço bem a demanda e esta é mais uma bandeira de meu mandato que está se concretizando”, concluiu Mosquini.
Atuação parlamentar
O deputado Lúcio Mosquini, desde o início do seu mandato, fez várias gestões em favor do aeroporto de Ariquemes. Em março de 2016 ele foi recebido pelo então Ministro da Aviaçāo Civil, Mauro Lopes, para tratar do projeto do aeroporto. “Mais uma etapa foi vencida. Estou trabalhando para que Ariquemes tenha um aeroporto à altura da cidade”, ressaltou Mosquini à época. Nesta audiência, no ano passado, o Secretário de Aeroportos da Secretaria de Aviaçāo Civil da Presidência da República, Leonardo Cruz, entregou ao deputado documento que comprovou a aprovaçāo do estudo preliminar para o aeroporto de Ariquemes e autorizava a execuçāo da fase de anteprojeto. O futuro aeroporto de Ariquemes terá terminal de passageiros, pista de pouso com as dimensões de 1.500x30m e quatro posições, o que vai permitir pousos e decolagens de aeronaves regionais de grande porte.
Assessoria