sexta-feira, outubro 18, 2024
- Publicidade -
QUEIMADAS SETEMBRO 2024

Detran reúne parceiros do maio amarelo

Mais lidos

O Departamento Estadual de Trânsito – DETRAN reuniu parceiros do Movimento Maio Amarelo para encaminhamentos e orientações da organização em Rondônia. O objetivo foi reunir o poder público e a sociedade civil para o engajamento nas ações a serem realizadas. O vice governador Daniel Pereira, destacou a importância dessa mobilização para chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e mutilações no trânsito. “O trânsito é uma guerra silenciosa que precisa combatida pela mudança de comportamento”, destacou.

O Maio Amarelo foi instituído em 2010 pela Assembleia-Geral das Nações Unidas que definiu o período de 2011 a 2020 como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”. O documento foi elaborado com base em um estudo da OMS (Organização Mundial da Saúde) que contabilizou, em 2009, cerca de 1,3 milhão de mortes por acidente de trânsito em 178 países. Aproximadamente 50 milhões de pessoas sobreviveram com sequelas. “Os números continuam altos, principalmente em nossa região, onde o comportamento do condutor deixa muito a desejar”, enfatizou o diretor geral do DETRAN, José de Albuquerque Cavalcante.

Continua após a publicidade..

Desde que foi implantada a fiscalização da Lei Seca e implementada as ações educativas pelo DETRAN, os índices vem reduzindo em Rondônia, apesar de que ainda apresentam grandes ocorrências com vitimas. Em 2011 foram 14.705 ocorrências em Rondônia e em 2015 foram 10.074 ocorrências apesar do crescimento da frota.

O deputado Dr. Neidson disse que, como médico tem uma preocupação especial com o tema, pois a quantidade de acidentes de trânsito tem causado lotação no Pronto Socorro João Paulo II, gerando despesas altas para o Estado, além de danos à vida. Destacou o apoio da Assembléia Legislativa para o Movimento Maio Amarelo e as demais ações em favor da melhoria do trânsito.

Continua após a publicidade..

O secretário Municipal de Trânsito de Porto Velho, Marden Negrão, anunciou que o município fará uma reformulação do trânsito urbano para melhor a trafegabilidade, mas alertou que o maior problema já observado tem sido com a imprudência de condutores.

O empresário Sidnei Matos, do grupo Mastter Motos, falou em nome da sociedade civil e considerou a importância do envolvimento de toda sociedade no Movimento Maio Amarelo. Para ele, é necessário alertar sobre os riscos e oferecer medidas que possam proporcionar um transito mais seguro.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
GOVERNO DO ESTADO DE RONDONIA PI 83814 INFRAESTRUTURA SETEMBRO 2024
- Publicidade -
queimada Setembro 2024
CAMPANHA QUEIMADAS

Você pode gostar também!

Pular para o conteúdo