MÊS DA MULHER: JUSTIÇA INTERAGE COM COMUNIDADE DA COMARCA DE BURITIS

24x31 banner gov

Logo pela manhã, pelo rádio, a comunidade foi convidada para prestigiar a Exposição “O nome da Resistência é Mulher”, que faz parte da programação do Poder Judiciário durante o mês dedicado à reflexão e ao combate à violência doméstica e familiar. O convite foi aceito por estudantes, professores e profissionais liberais, que prestigiaram a apresentação de um filme, o debate e ainda participaram de um bate-papo com a fotógrafa autora das 14 fotos que compõem a exposição instalada no fórum da comarca de Buritis.

buritisMesedit4O evento foi acolhido pela comunidade, que contribuiu com experiências e opiniões para enriquecer a discussão e evidenciar a importância da questão para a sociedade contemporânea, ainda mais diante dos índices alarmantes de violência doméstica. A questão racional e de gênero dominou as discussões no plenário do Júri de Buritis, onde ocorreu o Cine Reflexão, com a apresentação do filme Vidas Partidas, inspirado na história de Maria da Penha.

buritisMesedit2

A fotógrafa falou sobre o trabalho que trouxe à comarca, que é parte de uma mostra sobre a identidade negra na Amazônia. Com enfoque na mulher, as obras são impressas em madeira e trazem em cada olhar e expressão, o sentido da frase que dá nome à exposição. Para Marcela Bonfim, o (re)conhecimento de sua negritude teve maior significação na região amazônica, onde se descobriu artista de imagem e desenvolve há cerca de 5 anos uma busca apaixonada pela pessoas e histórias que marcam a presença secular do negro na região, como no Vale do Guaporé, em Rondônia. A artista abordou ainda sobre a experiência pessoal e seu processo de negação e assunção da própria negritude, além da condição de ser mulher.

buritisMesedit3O evento é organizado pela Coordenadoria de Mulheres do Tribunal de Justiça de Rondônia e faz parte do Mês da Mulher, uma programação que começou na capital, na semana passada, com a abertura da exposição e sessões de exibição do mesmo filme. Esta semana a exposição permanece em Buritis, seguindo na próxima semana para Jaru e, depois, para Pimenta Bueno. O juiz diretor do Fórum de Buritis, Rogério Montai, participou das atividades em Buritis, assim como a juíza Michiely Valezi Benedeti.

Participação

buritisMeseditO juiz destacou a importância da temática do filme e também da exposição e reiterou a disponibilidade do Poder Judiciário ao propor o debate com a comunidade. A juíza Michiely chamou a atenção do público para todas as dificuldades enfrentadas pelas mulheres, em especial as negras, na sociedade brasileira. Ela reafirmou seu posicionamento de combate ao preconceito racial e de gênero, com situações vividas por ela no cotidiano pessoal e profissional. Os alunos das escolas Buritis, Marechal Rondon e Maria de Abreu Bianco participaram do evento.

Os profissionais do núcleo psicossocial e a Administração do fórum mobilizaram o público e organizaram o debate sobre o ciclo da violência familiar e as formas de prevenir e combater essa realidade que atinge milhares de lares.

 

Interação

buritisMesedit5

À tarde foi Marcela quem aceitou o convite e participou de mais uma atividade, desta vez na Escola Buritis. Para alunos de Ensino Médio ela contou um pouco de sua trajetória pessoal e artística, e fez reflexões, junto com o público, sobre o preconceito racial e de gênero na sociedade. Atentos, os alunos participaram sob pontos de vista diversos, o que tornou a experiência ainda mais produtiva e instigante para os estudantes.

 

Assessoria de Comunicação Institucional

24x31 banner gov

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
airton

airton

Este site acompanha casos policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda-se ao leitor critério ao analisar as reportagens. Nós usamos cookies em nosso site para oferecer a melhor experiência possível.

Para mais informações sobre e-mail
[email protected] whatsapp(69)984065272

Comentários

Com muito ❤ por go7.site