SAIBA SEUS DIREITOS SOBRE A TROCA DE PRESENTES

24x31 banner gov

No mundo moderno, diferentes produtos são comercializados por diferentes meios. Merecem destaques as compras direta e indireta. Na compra direta, o consumidor tem contato com o produto antes da aquisição, podendo experimentá-lo em alguns casos. Na compra indireta, o consumidor só tem contato direto com produto ao recebê-lo.

Quando o produto não é defeituoso e nem contem vícios, e a compra foi por meio direto, o Código de Defesa do Consumidor (CDC) não impõe a obrigatoriedade do fornecedor proceder a troca. Exemplo: o consumidor comparece a um estabelecimento comercial e compra um sapato, mas antes de efetivar a compra, o consumidor olha o produto, experimenta-o, coloca-o no pé e anda de um lado para outro; contudo, após chegar em casa, observa algum detalhe que não lhe agrada e recorre ao fornecedor com a pretensão de trocar ao sapato. Neste caso, o fornecedor não está, por lei, obrigado a fazer a troca.

Embora não haja imposição legal, as práticas comerciais têm apontado um número crescente de estabelecimentos que, voluntariamente, procedem a troca de produtos. Neste sentido, é prudente que o consumidor pergunte antes de efetivar a compra se há a possibilidade da troca ou não do produto que pretende adquirir.

Deve-se, ainda, observar se o fornecedor ofertou a possibilidade de troca de produto, por qualquer meio. Se assim o fez, fica obrigado a trocar para todos os clientes e sem discriminar.

Quanto aos produtos adquiridos por meios indiretos, ou seja, fora do estabelecimento comercial, o Código de Defesa do Consumidor garante o direito de arrependimento, que deve ser exercido no prazo de sete dias, a contar do recebimento do produto. Por exemplo: a pessoa compra um produto fora do estabelecimento comercial e ao recebê-lo, simplesmente, não gosta. Neste caso, ele poderá exercer o direito de arrependimento, isto é, devolver o produto e receber o valor pago de volta. www.agnaldonepomuceno.com.br

 

Autor: Agnaldo Nepomuceno

Fonte: CDC e vídeo aula programa saber direito STF.

24x31 banner gov

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
airton

airton

Este site acompanha casos policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda-se ao leitor critério ao analisar as reportagens. Nós usamos cookies em nosso site para oferecer a melhor experiência possível.

Para mais informações sobre e-mail
[email protected] whatsapp(69)984065272

Comentários

Com muito ❤ por go7.site