O Ministério Público estará realizando nesta sexta-feira (17/02), Simpósio para discutir o tema “ideologia de gênero”, o horário está marcado para começar às 19h30m no auditório do MP/Ariquemes.
O evento é aberto ao público, porém, terá que se cadastrar antes de entrar no auditório, recomenda-se que chegue com pelo menos meia hora de antecedência.
O tema volta a ser discutido, após a polêmica gerada no mês passado quando o prefeito Thiago Flores (PMDB) anunciou que iria suprimir as páginas dos livros didáticos, enviados pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), para crianças do 1º ao 5º ano da rede municipal, ou seja, entre 6 e 11 anos de idade, com o tema sobre diversidades de famílias, onde ilustra a formação de duplas do mesmo sexo como nova composição familiar.
A polêmica não é nova, o Congresso Nacional já decidiu que o tema “ideologia de gênero”, não poderá fazer parte do currículo escolar, porém, cabe aos estados e municípios decidirem os temas que podem fazer parte dos planos de ensino. No ano passado estes livros foram recolhidos das escolas, após votação na Câmara de Vereadores e criação de Lei que proibia a ministração do tema nas escolas municipais, para alunos do 1º ao 5º ano, pois houve consenso que o tema está inserido de forma disfarçada, os alunos concluíram o ano sem ter acesso aos mesmos.
Grupos religiosos, 12 dos 13 vereadores e a maioria da população que votaram na enquete na página da prefeitura, se posicionaram contra o conteúdo, enquanto, o Ministério Público, OAB e SINTERO, se colocaram a favor.
O prefeito Thiago Flores se recusou assinar o termo de conduta que garantia a manutenção do tema, proposto pelo Ministério Público, asseverando que a decisão cabe à prefeitura, não admitindo interferência de órgãos externos.
Da redação do Alerta Rondônia
Ítalo Coelho DRT 1120/RO.