sábado, maio 23, 2026
24 C
Porto Velho
sábado 23, maio, 2026
- Publicidade -
- Publicidade -

Operação conjunta combate furto de cabos e energia irregular em Rondônia

- Publicidade -

Ação do 7º BPM contou com apoio da Energisa e mirou furtos de fios, receptação e ligações clandestinas

Uma grande operação integrada foi realizada pelo 7º Batalhão da Polícia Militar (7º BPM), sob o comando do tenente-coronel Rudinei João Bessegatto Pogere, com o objetivo de combater furtos de cabos elétricos, receptação de materiais e ligações clandestinas de energia em estabelecimentos e residências de Rondônia.

Continua após a publicidade..

De acordo com o comandante Pogere, a operação teve foco em inibir crimes que afetam diretamente a população e as concessionárias de energia. “O furto de fios e cabos, além do consumo irregular, causa riscos à segurança, prejuízos ao sistema elétrico e pode gerar graves acidentes”, destacou.

Entre as cidades com maior índice de perdas, Ariquemes foi apontada como a segunda com mais casos de furto de energia em Rondônia, segundo dados da Energisa. O índice de perdas no estado chega atualmente a 20,48%, conforme atualização feita em outubro.

Continua após a publicidade..

Energisa reforça combate e alerta sobre riscos à população

Em entrevista exclusiva à equipe do Alerta Rondônia, o gerente do Departamento de Combate a Perdas da Energisa, Daniel Andrade, destacou o impacto das ações e o apoio das forças de segurança.

“A Energisa, junto com a Polícia Militar, Polícia Civil e Politec, vem trabalhando intensamente no combate ao furto de energia. Em Ariquemes, temos enfrentado um dos maiores índices de perdas do estado. Essas ações conjuntas têm sido fundamentais para reduzir os crimes e responsabilizar quem comete essas práticas ilegais”, afirmou Andrade

O gerente explicou que o furto de energia é crime previsto no Código Penal e pode gerar prisão e multa. Durante a operação, pessoas foram presas em flagrante tanto por furtar energia quanto por comercializar materiais furtados da concessionária, como fios e hidrômetros.

“A campanha Fio Desencapado, coordenada pelo tenente-coronel Rudinei, visa justamente coibir o furto de fios, equipamentos elétricos e de água, além de combater o comércio ilegal de sucata. É um trabalho conjunto que vem dando resultado”, reforçou Andrade

Furtos também ocorrem na zona rural

Daniel Andrade revelou ainda que os furtos de energia também acontecem na zona rural, incluindo áreas de garimpo.

“Encontramos ligações diretas, sem passar pelo medidor, o famoso ‘gato’. Recentemente, em uma operação no garimpo Bom Futuro, identificamos consumo irregular e condução de moradores à delegacia por furto em flagrante”, relatou

Pagamentos e negociações

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), por meio da Resolução nº 1000, estabelece critérios para o recálculo da energia furtada. Segundo Daniel, o cliente flagrado com ligação irregular é notificado e deve ressarcir o valor da energia desviada.

“A Energisa apresenta o cálculo regulatório ao cliente e oferece condições para negociação. Estamos sempre de portas abertas para regularizar a situação e evitar que o consumidor responda judicialmente”, explicou

Trabalho contínuo e educação energética

A Energisa e o 7º BPM reforçaram que novas operações estão previstas para outras cidades do estado. A meta é reduzir os índices de perda, coibir crimes e conscientizar a população sobre os riscos e as consequências do furto de energia.

“Não compensa furtar: além de ser crime, o responsável acaba pagando de qualquer forma”, concluiu o repórter Bibi Coelho, durante o encerramento da reportagem para o Alerta Rondônia.

Por: Flavio Souza

- Publicidade -
Mais lidos
- Publicidade -

Você pode gostar também!

Acessar o conteúdo