terça-feira, maio 21, 2024
22 C
Porto Velho
terça-feira 21, maio, 2024
- Publicidade -
gorverno pi 79351

Justiça do Trabalho e Instituto Chance estimulam aprendizagem de jovens

Mais lidos

O evento promovido pela Comissão de Combate ao Trabalho Infantil do TRT-14 em parceria com o Instituto Chance abordou temas relevantes para o ingresso de forma segura de adolescentes e jovens no mercado de trabalho.

O auditório do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (RO/AC) esteve repleto de jovens do Instituto Chance na manhã da última terça-feira (30/4). O evento promovido pela
Comissão de Combate ao Trabalho Infantil e Estimulo à Aprendizagem do TRT-14 em parceria com o Instituto, teve como objetivo abordar a importância de programas voltados ao adolescentes e  jovens, a exemplo do Programa Adolescente Aprendiz da Justiça do Trabalho. O programa  já proporcionou a dezenas de adolescentes uma primeira oportunidade de emprego, incentivando sempre a continuidade dos estudos e desenvolvimento profissional.

Continua após a publicidade..

Durante o encontro uma série de mini palestras fizeram parte da programação. A juíza do Trabalho e gestora Regional da Comissão, Sabina Helena Silva de Carvalho Rodrigues, deu início ao evento. Ela destacou a missão da Comissão no combate ao trabalho infantil, os projetos e ações promovidos pela Justiça do Trabalho nesse sentido e apresentou uma breve visão dos Três Poderes, ressaltando a importância das mulheres no mercado de trabalho.

O combate ao trabalho infantil é responsabilidade de todos: família, Estado e sociedade, destacou a magistrada. “Crianças e adolescentes têm proteção integral e prioridade absoluta garantidas pela Constituição Federal. O trabalho infantil reflete grave violação aos direitos de crianças e adolescentes, por descortinar situações de abuso e exploração, além de prejudicar o pleno desenvolvimento físico, psíquico e moral”, enfatizou.

Continua após a publicidade..

A gestora da comissão também ressaltou a importância do instituto da aprendizagem na conquista do direito à profissionalização, assegurado constitucionalmente. “A aprendizagem garante qualificação prática e teórica a adolescentes e jovens, possibilitando a entrada no mercado de trabalho de forma segura e condizente com a peculiar situação de pessoas em desenvolvimento”.

A representante do Instituto Chance, Carolina Araújo, agradeceu a oportunidade pela parceria com o TRT-14, e compartilhou informações valiosas com os jovens aprendizes. Carolina, falou sobre o Instituto e estimulou os participantes a aproveitarem ao máximo a oportunidade de aprendizado e crescimento profissional.

Alguns jovens também compartilharam suas experiências inspiradoras. Entre eles um imigrante venezuelano chamou atenção por sua história. Ele relatou sua trajetória de trabalho que começou ainda na infância. Falou dos diferentes tipos de empregos em que já atuou e agradeceu ao Instituto Chance, pela oportunidade conquistada após sua chegada a Rondônia. Ele compartilhou a alegria de hoje estar trabalhando em uma multinacional.

“Eu já tinha feito várias entrevistas, nem tinha mais esperança de ser chamado, mas em uma dessas fui convidado. Hoje estou tendo a oportunidade de trabalhar como auxiliar administrativo. Cada dia é um desafio a superar, mas estou vencendo”, disse ele feliz com o novo momento e já fazendo planos futuros.

Maria Eduarda Pires, analista de recursos humanos, enfatizou a relevância do programa de aprendizagem para as organizações. Segundo ela, investir nos jovens é investir no futuro.

O evento reforçou a importância de proporcionar oportunidades e apoio aos jovens, garantindo que eles possam trilhar um caminho de sucesso no mundo do trabalho, de forma legal e sem abandonar os estudos.

Também fez parte da programação, apresentação musical, de dança, e a entrega de Certificados de Aprendiz do ano 2024.

- Publicidade -
gorverno pi 79351
- Publicidade -

Você pode gostar também!

Feito com muito 💜 por go7.com.br
Pular para o conteúdo