Presidente do TRT-14 destaca as iniciativas de ampliação do acesso à Justiça nos estados de RO e AC em reunião do Coleprecor

Propaganda do ar

Desembargadora Maria Cesarineide apresentou o programa Justiça do Trabalho Presente para presidentes e corregedores dos Tribunais Regionais do Trabalho de todo o país

 

A presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (RO/AC) e conselheira do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), desembargadora Maria Cesarineide de Souza Lima, participou nesta quarta-feira (22/6) da 5ª Reunião Ordinária do Colégio de Presidentes e Corregedores dos Tribunais Regionais do Trabalho (Coleprecor). Durante o evento, apresentou o programa Justiça do Trabalho Presente: uma Política Pública de Ampliação do Acesso à Justiça. A 5ª Coleprecor reuniu presidentes e corregedores dos 24 tribunais do Trabalho do país em Porto Alegre, nos dias 21 e 22 de junho para debater o hibridismo nas relações de trabalho e o programa Justiça 4.0, que disponibiliza novas tecnologias e inteligência artificial para garantir serviços para a sociedade.

 

Maria Cesarineide apresentou durante o evento as ações desenvolvidas no âmbito do TRT-14 (RO/AC) que visam tornar a Justiça do Trabalho mais acessível ao jurisdicionado, principalmente para as populações que residem em localidades onde o acesso à justiça é difícil. “O programa Justiça do Trabalho Presente é uma política pública de ampliação de acesso à justiça, através de parcerias com vistas a capilarizar sua atuação e a incluir os digitalmente vulnerabilizados e invisibilizados pela perda da desigualdade social”, ressaltou.

 

Cesarineide detalhou os serviços oferecidos pelo Núcleo de Atendimento e Atermação Virtual (NAAV), através do atendimento virtual, voltado aos usuários que necessitam ajuizar uma ação de competência da Justiça do Trabalho. “Através do NAAV, o usuário que busca a JT pode ajuizar gratuitamente e de forma direta uma ação trabalhista. O atendimento é realizado presencialmente, por telefone, WhatsApp e e-mail, fornecendo assim, diversas formas de acesso a JT”, explicou.

 

A presidente do TRT-14 falou ainda sobre a criação da assistente virtual Raíra, da Justiça do Trabalho. “O nome Raíra significa humana e sua criação veio com a finalidade de facilitar a linguagem, acesso e proporcionar a personificação da Justiça do Trabalho. Além de ofertar um acesso simplificado, a Raíra assegura uma atenção mais direta, já que está programada para atender os jurisdicionados que possuem dúvidas básicas, a exemplo de como entrar em contato com nossas unidades através do Balcão Virtual ou de como iniciar uma reclamação trabalhista”, pontuou.

 

No primeiro dia do encontro, o economista e CEO da Regus & Spaces do Brasil, Tiago Alves, autor do livro Nem Home Nem Office, palestrou sobre o hibridismo e o futuro do trabalho. Além disso, o programa Justiça 4.0 foi abordado pelo coordenador nacional do Processo Judicial Eletrônico na Justiça do Trabalho (PJe/JT), Fabiano de Abreu Pfeilsticker, juiz titular da 19ª Vara do Trabalho de Belo Horizonte.

GOV ERNO 03/06/2022

COMO VOCÊ AVALIA A GESTÃO DA PREFEITA CARLA REDANO EM ARIQUEMES?

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Almi Coelho

Almi Coelho

Este site acompanha casos policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda-se ao leitor critério ao analisar as reportagens. Nós usamos cookies em nosso site para oferecer a melhor experiência possível.

Para mais informações sobre e-mail
[email protected] whatsapp(69)984065272

Comentários

Com muito ❤ por go7.site