Por volta das 3h da madrugada desta segunda-feira (27), foi registrado um princípio de rebelião na Unidade de Internação Sentenciada Masculina, localizada na Avenida Rio de Janeiro, Bairro Lagoa, em Porto Velho. Várias equipes da Polícia Militar foram acionadas e conseguiram controlar o motim. Três internos que se diziam integrantes do Comando Vermelho (CV), foram apresentados na Central de Flagrantes.
A reportagem do site Alerta Rondônia apurou que, os socioeducadores realizavam ronda pelos alojamentos, quando no bloco C verificaram que os internos haviam serrado as grandes das celas. De imediato, os infratores saíram para o corredor, e liderados por três internos de 18 anos completos, que afirmavam ser integrantes da facção criminosa denominada de Comando Vermelho (CV), motivaram os outros internos à quebrarem os cadeados das outras celas e saírem dos alojamentos. Em seguida, os infratores começaram depredar o patrimônio público, vindo a colocarem fogo em colchões.
Várias guarnições da Polícia Militar foram solicitadas para o local. Os menores ainda chegaram a jogar diversos cadeados quebrados na direção dos policiais militares e socioeducadores, com o intuito de empreender fuga. No entanto, acabaram sendo contidos pelo grande efetivo da Polícia Militar no local. Foram apreendidos em posse dos alojados: 5 armas artesanais (chuchos), 3 barras de ferro, uma serra, além de três facas e tabaco.
Os três jovens que deram início a todo o motim foram apresentados na Central de Flagrantes.
Por Richard Nunes
DRT – 1613/RO
Fonte: Alerta Rondônia