Comissão de Indústria e Comércio debate situação da piscicultura em Rondônia

24x31 banner gov

Com a ausência justificada do presidente e vice da Comissão de Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia (Cicct), assumiu a direção da reunião desta terça-feira (11), o deputado Cleiton Roque (PSB) para ouvir representantes do governo que explanaram sobre a piscicultura no Estado.

 

O deputado Cleiton esclareceu que este foi um pedido do deputado Geraldo da Rondônia (PSC), pois o crescimento na produção de peixe tem sido grande no Estado, mas os produtores têm sofrido com dificuldades de comercialização, especialmente o pequeno produtor. Diante disso o parlamentar questionou sobre as ações de Governo que estão sendo implementadas para resolver esta questão.

 

A assessora especial da Suder, Ilce Santos Oliveira, explanou as ações da superintendência referente a piscicultura, como o grupo técnico multidisciplinar, criado a partir da reunião da Agir (Agenda Integrada de Resultados), que centralizou todas as ações da piscicultura em um só local, na Seagri.

 

Sobre a comercialização, Ilce falou em situação complexa. Destacou que estão desenvolvendo uma parceria público privado através de uma Sociedade Anônima, com incentivo do Estado, que sairia posteriormente deixando somente a iniciativa privada. “Este modelo já é adotado no Acre” afirmou Ilce.

 

A assessora destacou, também, a realização de rodada de negócios para facilitar a comercialização do pescado, além do seminário denominado Peixe Saudável, com palestrantes de renome para manter a sanidade do pescado rondoniense, levando ao produtor novas tecnologias e técnicas de produção.

 

Também foram realizados pré-seminários junto aos pequenos produtores com técnicas de como vender meu peixe, para preparar o produtor a negociar com os grandes empresários, bem como o apoio a realização da Expovale que acontecerá em Ariquemes de 4 a 7 de maio, com previsão de 40 mil pessoas participando nos 4 dias.

 

O extensionista da Emater, Elisafan Batista Sales relatou ações e pediu apoio dos parlamentares para a realização de novas ações e o desenvolvimento de projetos.

 

A engenheira de pesca e extensionista da Emater, Maria Mirtes de Lima Pinheiro, relatou ações desenvolvidas com a piscicultura familiar. Falou da capacitação dos médicos veterinários da Emater para identificar e relatar doenças desenvolvidas nos peixes para poder atestar o laudo da sanidade e assim emitir a Guia de Transporte Animal (GTA) para comercializar.

 

Mirtes destacou parceria com a UFAM com especialista na área e projeto de novas capacitações e aquisições de materiais.

 

Segundo os técnicos, Rondônia é o maior produtor nacional de peixe nativo de água doce, com 90 mil toneladas de pescado. “Exportamos para 15 estados, mas o consumo interno é o menor da região norte, de 6 a 8 kg de pescado ano, na média”, afirmou Elisafan.

 

O deputado Leo Moraes (PTB) destacou a dificuldade das escolas em adquirir produtos, pois o produtor não consegue “sifar” o peixe (SIF), que acaba indo de forma irregular para outros Estados. Por isso, destacou a importância da Emater neste processo para garantir a qualidade da cadeia produtiva.

 

O deputado Aélcio da TV (PP) ressaltou que Estados que produzem bem menos do que Rondônia, já possuem frigorífico e que Rondônia precisa sair desta letargia e desta forma incentivar a produção. Além de medicamentos para acabar com os parasitas do peixe, “sendo o grande problema a instalação de frigoríficos”, argumentou.

 

Autor: Geovani Berno

24x31 banner gov

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
airton

airton

Este site acompanha casos policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda-se ao leitor critério ao analisar as reportagens. Nós usamos cookies em nosso site para oferecer a melhor experiência possível.

Para mais informações sobre e-mail
[email protected] whatsapp(69)984065272

Comentários

Com muito ❤ por go7.site