Na última sexta-feira (20), o Diretor Geral Adjunto do Detran, Antônio Manoel Rebello das Chagas recebeu no gabinete da diretoria geral representantes da Fundação Getúlio Vargas Projetos – FGV Projetos. A visita técnica teve por objetivo debater e receber formalmente proposta comercial proferida pela FGV Projetos destinada a implantar novo sistema de gestão dos pátios de veículos removidos/ apreendidos em decorrência de infrações à legislação de trânsito.
A pretensa consultoria da FGV Projetos para serviços de gestão de pátios de veículos removidos/apreendidos foi solicitada pelo Governo do Estado de Rondônia por meio do Detran-RO com o intuito de aprimoramento da Administração Pública e consequentemente melhoria na prestação de serviços ao cidadão rondoniense.
Atualmente, o aumento de infrações à legislação de trânsito que motiva a apreensão de veículos nas operações rotineiras do Detran e Policia Militar, adicionado à não recuperação destes veículos por parte de seus proprietários nos prazos legais, vem causando a superlotação dos pátios de automóveis mantidos pelo Estado.
De acordo com o Antônio Manoel, a Direção Geral da Autarquia pleiteia implantar novo modelo de gestão dos pátios de veículos visando dar maior efetividade e eficácia aos serviços de fiscalização de trânsito e de leilões, que apesar de estarem acontecendo normalmente, não vem dando vasão suficiente aos pátios de veículos apreendidos. “Entendemos que é imperiosa a necessidade de efetivarmos estudos conclusivos para sinalizar a viabilidade técnico econômico e financeira para a implantação de um novo sistema de gestão dos pátios de veículos removidos”, disse Antônio Manoel.
O Diretor Geral Adjunto ressalta ainda, que a Autarquia esta no aguardo das propostas advir da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas- FIPE e da Associação Brasileira de Orçamento Público –ABOP, para análise de projeto de prestação de serviços de consultoria, tendo por objetivo a elaboração do estudo de viabilidade técnica econômica para serviços de gestão de pátios de veículos apreendidos/removidos para o Detran Rondônia, a ser inicialmente implantado nos municípios de Porto Velho, Ariquemes, Ji-Paraná, Rolim de Moura, Cacoal e Vilhena.
Coordenadoria de Comunicação – CCOM