Agentes de Saúde e Endemias e Águas de Ariquemes intensificam ações de combate ao mosquito Aedes aegypti no município

Propaganda do ar

Buscando diminuir o aumento de casos confirmados de dengue, chikungunia e a zica vírus em Ariquemes, o setor de Vigilância em Saúde tem promovido diversas ações e parcerias para combater os criadouros do mosquito e a Águas de Ariquemes mais uma vez foi convidada para se integrar a este grande time, “Todos Contra o Mosquito da Dengue”.

A proposta é que além de realizar a entrega mensal das faturas de água nos imóveis do município, os leituristas entreguem folhetos educativos de conscientização e sinalizem pontos de criadouros nos terrenos baldios.

Ândria Fernanda Gaspar, gerente de Vigilância em Saúde, explica que mesmo com a aplicação do fumacê, a eliminação mecânica primordial para de fato combater o mosquito. “O fumacê elimina somente os mosquitos adultos, é fundamental acabarmos com os criadouros, alojados principalmente nos lixos domésticos, calhas, piscinas, fossas, paredes dos poços amazônicos ou cisternas de água. Semanalmente o morador deve realizar a limpeza no quintal acabando com todos os possíveis focos do mosquito”, disse. 

O coordenador do Departamento de Endemias, Clarismundo Lopes, ressalta que dengue, chikungunia e a zica vírus apresentam sintomas quase semelhantes, todas levam a morte em estágio mais avançado por isso é importante em casos de suspeita o morador deve procurar a unidade básica de saúde mais perto de sua casa.

Sanches Santos Vieira, supervisor de serviços da concessionária, conta que os colaboradores da empresa ficaram atentos as orientações que agentes de saúde e endemias passaram, aprenderam na prática como devem atuar caso perceba algum ponto, entenderam a responsabilidade que cada um tem ao percorrer o município realizando seus serviços. “Agora tenho certeza que eles olharam seus quintais e a cidade de outra forma, sempre procurando pontos de criadouros do mosquito e quando possível eliminando”, contou.

“Todos Contra o Mosquito da Dengue”

 – Mantenha as calhas e piscinas sempre limpas;

– Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais;

 – Limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia;                                 

 – Atenção com bromélia, babosa e outras plantas que podem acumular água;
– Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo;
– Deixe ralos limpos e com aplicação de tela;
–Ao usar lonas para cobrir objetos bem esticadas, para evitar formação de poças d’água;

Propaganda do ar

Como você avalia a gestão do Governo Marcos Rocha?

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
alertarondonia

alertarondonia

Este site acompanha casos policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda-se ao leitor critério ao analisar as reportagens. Nós usamos cookies em nosso site para oferecer a melhor experiência possível.

Para mais informações sobre e-mail
[email protected] whatsapp(69)984065272

Comentários

Com muito ❤ por go7.site