sexta-feira, novembro 28, 2025
25 C
Porto Velho
sexta-feira 28, novembro, 2025
- Publicidade -
- Publicidade -

Rússia invade a Ucrânia: veja a posição de países

- Publicidade -

Potências ocidentais condenaram o ataque de Moscou e prometem reação. China disse que a Rússia ‘é um país independente e pode tomar suas próprias decisões com base em seus próprios interesses’.

A Rússia iniciou uma operação de invasão da Ucrânia na madrugada desta quinta-feira (24).

O presidente Vladimir Putin ordenou uma ação militar no leste da Ucrânia, onde estão as regiões separatistas que ele reconheceu como independentes.

Continua após a publicidade..

Ao discursar, o presidente russo fez ameaças e disse que quem tentar interferir sofrerá consequências nunca vistas.

Veja a posição dos países-membros permanentes Conselho de Segurança da ONU sobre o ataque.

Continua após a publicidade..

Pessoas ficam do lado de fora de um prédio destruído após bombardeios na cidade de Chuguiv, no leste da Ucrânia, em 24 de fevereiro de 2022 — Foto: Aris Messinis/AFP

Estados Unidos

 

Joe Biden condenou, em comunicado oficial da Casa Branca, a decisão de Moscou.

“O presidente Putin escolheu uma guerra premeditada que vai causar uma perda catastrófica de vidas e sofrimento humano. A Rússia sozinha é responsável pelas mortes e pela destruição que este ataque vai causar, e os Estados Unidos e seus aliados vão responder de uma forma unida e decisiva. O mundo vai responsabilizar a Rússia.”

Joe Biden — Foto: JN

Reino Unido

 

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, se disse chocado com o ataque não provocado da Rússia. Afirmou que Putin escolheu o caminho “do derramamento de sangue e destruição” e que o Reino Unido vai responder de forma decisiva.

Boris Johnson, primeiro-ministro britânico, na Downing Street, sede do Parlamento britânico. — Foto: Tom Nicholson/Reuters

França

 

O presidente francês, Emmanuel Macron, condenou a decisão da Rússia de atacar a Ucrânia. E pediu que as operações militares parem imediatamente.

Emmanuel Macron, em discurso concedido no Palácio de Elysee, em Paris, no dia 17 de fevereiro de 2022 — Foto: IAN LANGSDON/Reuters

China

 

O Ministério das Relações Exteriores da China disse que Rússia é um país independente e pode tomar suas próprias decisões com base em seus próprios interesses.

A porta-voz do ministério evitou falar em invasão, mas pediu que a paz possa prevalecer na região. Cobrou que as partes envolvidas retomem o diálogo e a negociação para que a situação não saia ainda mais do controle.

G1

- Publicidade -
Mais lidos
- Publicidade -

Você pode gostar também!

Pular para o conteúdo