Uma poderosa massa de ar frio polar entrará na América do Sul no fim desta semana, fazendo a temperatura despencar e provocar queda de neve, em alguns pontos, e geadas generalizadas na Argentina, no Chile, no Uruguai e no Brasil. A temperatura cai muito também no Paraguai e no sul da Bolívia.
Essa onda de frio polar também atingirá a Amazônia Ocidental, mas com intensidade bem menor. No leste e no sul do Acre, no sul e oeste de Rondônia, no sul do Amazonas e no Pantanal de Mato Grosso, o frio será sentido com maior intensidade no domingo e na segunda-feira, caracterizando uma friagem moderada.
A frente fria – fenômeno que antecede uma onda de frio – deverá chegar ao leste e sul do Acre e sul e oeste de Rondônia, no final da tarde ou nas primeiras horas da noite de sábado, dia 20, mas a temperatura cairá no domingo e, principalmente, na segunda-feira, quando os ventos de sudeste estarão mais intensos.
Até o fim de maio, outra onda de frio deverá atingir Rondônia e Acre, com possibilidade de provocar uma forte friagem. Resumindo, a partir desta terça-feira, dia 16, até o último dia deste mês de maio, chegarão em Rondônia e Acre e regiões vizinhas, três frentes frias, sendo que a primeira será fraca, a segunda, moderada, e a terceira, forte.