Fachin dá abertura para prisão de Omar Aziz

24x31 banner gov
blank

O senador Omar Aziz (PSD-AM) solicitou habeas corpus ao Supremo Tribunal Federal (STF), para não ser preso por suposto vazamento de dados de quebras de sigilo solicitadas pela CPI da COVID. A doutora Mayra Pinheiro, secretária de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde, está processando o senador por ter dados divulgados após a quebra de sigilo da CPI.

O ministro Edson Fachin, do STF, negou o habeas corpus ao colegiado da CPI. Os senadores Omar Aziz (PSD-AM), Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e Renan Calheiros (MDB-AL) solicitaram a suspensão do inquérito da Polícia Federal que investiga esses vazamentos de documentos sigilosos enviados à CPI da Covid-19.

blank blank

egundo o colegiado da CPI, somente o STF tem legitimidade constitucional para autorizar a abertura de inquéritos que envolvam integrantes da Comissão, pois eles possuem foro privilegiado. O pedido de habeas corpus afirma que o inquérito configura “evidente desvio de finalidade, excesso de poder e abuso de autoridade”.

A decisão de Fachin afirma que a PF atuou dentro dos limites, observando a necessidade de autorização do STF para a instauração de investigação contra parlamentares federais. “Do ponto de vista procedimental, os atos atacados respeitaram o limite de iniciativa em sede investigatória, e tenderam à preservação da competência deste Supremo Tribunal Federal. Não há elementos concretos, portanto, que indiquem ilegalidade ou abuso de poder”, afirmou o ministro.

 

24x31 banner gov

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Almi Coelho

Almi Coelho

Este site acompanha casos policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda-se ao leitor critério ao analisar as reportagens. Nós usamos cookies em nosso site para oferecer a melhor experiência possível.

Para mais informações sobre e-mail
[email protected] whatsapp(69)984065272

Comentários

Com muito ❤ por go7.site